Anúncio
Bahia

Guanambi: doses da vacina pentavalente chegarão em fevereiro

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado
Anúncio

O governo federal começou a entregar aos estados 1,7 milhão de doses de vacina pentavalente, que estava em falta em várias regiões. A pentavalente tem como público-alvo crianças de 2, 4 e 6 meses de idade.

A vacina garante proteção contra cinco doenças – difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta).

Anúncio

De acordo com o Metro1, a Secretaria de Saúde da Bahia afirmou ter recebido 60 mil unidades.

Andreíza Vigatto, coordenadora de imunização de Guanambi, explicou para reportagem da Agência Sertão que de acordo a Coordenadora Regional, Márcia Luzia, a entrega das vacinas no município está prevista para o início de fevereiro. A quantidade de doses não foi informada.

Segundo a coordenadora municipal, atualmente o estoque é zero e conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS) está sendo feita a substituição da vacina Penta pela DTP+Hepatite B até regularizar a situação.

De junho a dezembro do ano passado, a oferta foi irregular por causa de problemas com os fornecedores. Em julho de 2019, a Anvisa recolheu lotes da pentavalente por terem sido reprovados no controle de qualidade. Desde outubro, estava faltando vacina em quase todo o Brasil.

O MS comprou vacinas de outra empresa e enviou na semana passada mais de 800 mil doses e, até o fim desta semana, deve entregar outras 900 mil.

Segundo o MS, os estados são responsáveis por distribuir aos municípios. Além disso, informou que o abastecimento deve ser normalizado em março.

Anúncio

A queda da cobertura vacinal é um problema que vem se acentuado nos últimos anos no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, das oito vacinas obrigatórias para crianças de até 1 ano de idade, apenas a BCG, que protege contra a tuberculose e é dada após o nascimento, atingiu a meta de 95% em 2018.

A cobertura da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, caiu de de 102,39% em 2011 para 91,98%. Segundo o ministério, com as campanhas realizadas no ano passado, 2019 conseguiu superar a meta e 99,4% das crianças de 1 ano foram vacinadas – a pasta não informou a cobertura das demais vacinas e afirmou que os dados ainda estão em consolidação.

Em Guanambi, no mês de novembro, a coordenadora de imunização informou que até o mês de outubro, último censo divulgado, o município havia alcançado 100.82% de imunização com a tríplice viral, ou seja, acima da meta estabelecida de 95%.

Especialistas explicam que a vacinação é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que a falta de proteção contra doenças põe a vida das crianças em risco. Nesses casos, os pais podem ser multados e até perder a guarda da criança.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 14 de janeiro de 2020 13:32

Geovane Santos

Anúncio
Publicado por
Geovane Santos

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio